Este blog é para mostrar um pouco do nosso trabalho da Escola Modelo Infantil, através de atividades diversas e fotos de eventos, além de ser postado também novidades interessantes. Não esqueça de deixar um recadinho sobre o que achou do blog.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Alfabetização - trabalhando com crachás
Algumas atividades que podem ser trabalhada com os nomes dos alunos. Pesquisei na internet para minhas amigas e professoras Naiara (Alfabetização/1o Ano) e Mazinha (2o Ano) trabalharem em sala de aula, só algumas sugestões. Espero que gostem. Beijos!
Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
Batata – Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram
Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
Batata – Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram
Alfabetização - trabalhando com crachás
O trabalho com nome propicia ao aluno:
Diferenciar letras e desenhos;
Diferenciar letras e números;
Diferenciar letras, umas das outras;
Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
Conhecer o nome das letras;
Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
Desenvolver as habilidades grafo-motoras;
Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
Diferenciar letras e desenhos;
Diferenciar letras e números;
Diferenciar letras, umas das outras;
Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
Conhecer o nome das letras;
Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
Desenvolver as habilidades grafo-motoras;
Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
Alfabetização - trabalhando com crachás
Sugestões de atividades com crachás (nomes)
Espalhar os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o seu;
Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas;
Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;
Separar os crachás que terminem com a mesma letra;
Usar os crachás para fazer a chamada diária;
Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;
Colocar os nomes em ordem alfabética;
Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;
Observar se há repetição de letras;
Escrever novas palavras com as letras do nome;
Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;
À partir do nome escrito numa folha de papel:
_ pedir para que a criança ilustre cada letra;
_ dobre a folha ao meio e recorte acompanhando o contorno das letras... que bicho será que vai dar???
_ Inventar uma historinha do bicho que deu no recorte do nome... Montar um mural com os desenhos formados... e com o nome escrito pela criança!!!
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
ANIVERSARIANTES
Hoje, em nossa escola, foi comemorado os "Aniversariantes do mês". Sempre, no final de cada mês, é comemorado coletivamente o aniversário de todas as crianças daquele mês.
Hoje comemoramos com os aniversariantes que completaram ano no mês de Janeiro e Fevereiro. Foi muito divertido, e as crianças adoram a festa.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
CAPAS DE CADERNO
Capas de caderno que utilizamos com nossos alunos para manter uma aparência mais organizada e padronizada.
Marcadores:
Capas de caderno
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Sou grata a Deus...
Por minha mulher...
por ela dizer que teremos cachorro-quente ao jantar, porque ela está em casa comigo!
Por meu marido...
por ele estar esparramado no sofá como um purê de batata, porque ele está comigo!
Pela adolescente lá de casa...
que está reclamando por ter que lavar a louça, porque isso significa que está em casa, e não nas ruas!
Pelas broncas do chefe...
pois isto significa que estou empregado!
Pela bagunça que restou depois da festa...
porque isto significa que estive rodeado de amigos!
Pelas roupas que estão ficando apertadas...
porque isso significa que tenho mais que o suficiente para comer!
Pela minha sombra que me observa em ação...
porque isso significa que estou fora, ao sol!
Pela grama que precisa ser cortada, pelas janelas que precisam ser limpas e pelas calhas que preciso consertar...
Porque isso significa que tenho uma casa!
Pela vaga que achei bem no final do estacionamento...
porque isso significa que posso caminhar e que tenho meio de transporte!
Pela conta monstruosa de energia que pago...
porque isso significa que estou sempre confortável!
Pela senhora desafinada que canta atrás de mim na Igreja...
porque isso significa que posso ouvir!
Pela pilha de roupas para lavar e passar...
porque isso significa que tenho roupa para vestir!
Pelo cansaço e músculos doloridos ao final do dia...
por que isso significa que fui capaz de dar duro o dia inteiro!
Pelo alarme que desligo pela manhã...
porque isso significa que continuo vivo!
E sou grato a Deus pelas pessoas que são meus colegas de trabalho...
porque tornam o trabalho mais interessante e divertido!
por ela dizer que teremos cachorro-quente ao jantar, porque ela está em casa comigo!
Por meu marido...
por ele estar esparramado no sofá como um purê de batata, porque ele está comigo!
Pela adolescente lá de casa...
que está reclamando por ter que lavar a louça, porque isso significa que está em casa, e não nas ruas!
Pelas broncas do chefe...
pois isto significa que estou empregado!
Pela bagunça que restou depois da festa...
porque isto significa que estive rodeado de amigos!
Pelas roupas que estão ficando apertadas...
porque isso significa que tenho mais que o suficiente para comer!
Pela minha sombra que me observa em ação...
porque isso significa que estou fora, ao sol!
Pela grama que precisa ser cortada, pelas janelas que precisam ser limpas e pelas calhas que preciso consertar...
Porque isso significa que tenho uma casa!
Pela vaga que achei bem no final do estacionamento...
porque isso significa que posso caminhar e que tenho meio de transporte!
Pela conta monstruosa de energia que pago...
porque isso significa que estou sempre confortável!
Pela senhora desafinada que canta atrás de mim na Igreja...
porque isso significa que posso ouvir!
Pela pilha de roupas para lavar e passar...
porque isso significa que tenho roupa para vestir!
Pelo cansaço e músculos doloridos ao final do dia...
por que isso significa que fui capaz de dar duro o dia inteiro!
Pelo alarme que desligo pela manhã...
porque isso significa que continuo vivo!
E sou grato a Deus pelas pessoas que são meus colegas de trabalho...
porque tornam o trabalho mais interessante e divertido!
Amo todos vocês da Equipe Modelo Infantil, e agradeço a Deus por vocês serem não só colegas de trabalho, mas grandes amigos e companheiros.
Beijos
Kelly Antunes
Secretária e Tesoureira Modelo Infantil
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Início das Aulas
As aulas da Escola Modelo Infantil começarão amanhã, dia 08 de Fevereiro de 2011. Não deixem de comparecer ao nosso primeiro dia de aula meus queridos alunos.
Sentimos muito a sua falta!
Sentimos muito a sua falta!
Equipe Modelo Infantil
Marcadores:
Bilhetes
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Feliz Aniversário Manoela!
Hoje, dia 04 de Fevereiro, é comemorado o nascimento de uma pessoa muito especial para nós da Escola Modelo Infantil, é o aniversário da nossa Coordenadora DENICE MANOELA.
Desejamos que essa data se repita por muitos e muitos anos, e que possamos estar sempre juntos nessa comemoração com muita saúde, paz, amor, harmonia, felicidade e tudo de bom.
PARABÉNS MANOELA
NÓS TE AMAMOS!!
Equipe Modelo Infantil
Marcadores:
Mensagem
Assinar:
Postagens (Atom)