sábado, 31 de julho de 2010

II Vestibulinho 2010

Aconteceu hoje em nossa escola o II Vestibulinho, para as turmas do 4o e 5o ano, com questões de conhecimentos de português, matemática, inglês, geografia, história e ciências.

A prova teve início às 8h da manhã e término às 10h.
Sentimos falta de alguns alunos, pois há pais que não compreendem a importância de uma prova para avaliação de conhecimento, e nem incentivam, deixando-os a vontade para suas próprias decisões, a de não comparecer ao Vestibulinho, ou não respeitar o horário de entrada.
Para tanto, parabenizamos aos alunos que acordaram cedo em um sábado para fazer prova, mesmo alguns estando um pouco nervosos.

Alguns alunos do 4o ano com o certificado de que participou do Vestibulinho

Alunos do 5o ano com seus certificados do Vestibulinho
Turma do 4o ano fazendo a prova.

Turma do 5o Ano fazendo prova



Os Pais de Juninho o incentivaram ao vestibulinho. Parabéns!!!



A mãe deLuana esteve presente também neste incentivo. Parabéns a esses pais que não deixaram seus filhos faltarem ao vestibulinho!



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como surgiu o dia da Vovó?

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.

Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles

Mensagem para o Dia da Vovó

A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor.

Que nos faz todas as vontades.
Que nos dá tudo sem nada pedir.Que nos ama mais que a si própria.

A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais.
Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos 'dengando', nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.

Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.

Amamos você Vovó...

Hoje é dia da Vovó

Algumas atividades desenvolvidas no Dia da Vovó.

Esta foi feita com todas as turmas, do maternal ao 5o ano. A xícara se dobra e vira um cartãozinho para a vovó, basta usar a criatividade para desenhar ou escrever alguma mensagem para ela.

Essa pintura foi apenas para a turminha do infantil

terça-feira, 20 de julho de 2010

Atividades aniversário de Juazeiro
















Mini-Projeto de sala de aula

  • ESCOLA MODELO INFANTIL
    Educadora: Naiara Cristina Barbosa de Oliveira
    Série: 1º ano

    MINI – PROJETO DE SALA DE AULA.
    PROPOSTA:
    Construir com os alunos um livro de reescrita de contos e fábulas.
    Construir com os alunos livros de brincadeiras e cantigas de rodas preferidas do grupo.
    Essas atividades serão desenvolvidas com o apoio de toda a turma independente do nível de leitura que o aluno se encontra. Para os que estão no processo de formação de palavras, ficarão responsável pela ilustração e montagem do texto com a intervenção da professora, mostrando e pedindo aos alunos para apontarem os elementos que compõem o texto. E os alunos que já estão alfabetizados ficaram com a escrita integral do texto, podendo contar também com a ajuda da professora, mostrando a escrita correta, e ajudando na compreensão do texto.
    Foi se pensado para a ilustração do texto fazer as imagens de cenário, personagens e outros elementos trabalhar com a massa de modelar inclusive a capa do livro, com pequenas eleições para os melhores desenhos.
    Lembrando que o texto será recontado pelos alunos, serão expostos no cantinho da leitura vários livros de diferentes gêneros, e a escolha partirá dos alunos que decidirá entre eles qual será o livro reescrito, a historinha será contada segundo eles.
    Para o livro de brincadeiras serão produzidas listas que os alunos irão escolher quais serão as brincadeiras e cantigas de roda publicadas no livro, que será exposto na semana do folclore. Nas sextas feiras serão produzidos na sala de aula, brinquedos relacionados ao folclore, que deverão ser exposto na Mostra de Arte Infantil

    ATIVIDADES PERMANENTES

    Leitura e escrita diárias do próprio nome e dos colegas.
    Escrita e leitura de listas de palavras de um mesmo campo semântico.
    Leitura diárias de textos literários e informativos pelo professor.
    Roda de leitura e empréstimo de livros.
    Produção de uma agenda telefônica do grupo
    Leitura de nomes próprios para a análise da ordem alfabética
    Leitura e escrita de títulos de histórias conhecidas.


    SEQUÊNCIA DIDÁTICA


    Escrita e leitura de parlendas e cantigas ( ordenação, ajuste do falado com o escrito, análise e discussão com base na localização da palavra no texto )
    Leitura de várias versões do mesmo livro ou de várias obras do mesmo autor ou ainda de livros diferentes que apresentam o meso personagem principal (lobo, bruxa, princesa).
    Indicação literária dos livros apreciados pelo grupo.
    Escrita de adivinhas e charadas.
    Ler para estudar características de animais, regiões, culturas e costumes, etc.