sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alfabetização - trabalhando com crachás

O trabalho com nome propicia ao aluno:


Diferenciar letras e desenhos;
 

Diferenciar letras e números;
 

Diferenciar letras, umas das outras;
 

Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
 

Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
 

Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
 

Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
 

Conhecer o nome das letras;
 

Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
 

Desenvolver as habilidades grafo-motoras;
 

Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
 

O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do que foi postado? Deixe um comentário.