terça-feira, 20 de julho de 2010

Mini-Projeto de sala de aula

  • ESCOLA MODELO INFANTIL
    Educadora: Naiara Cristina Barbosa de Oliveira
    Série: 1º ano

    MINI – PROJETO DE SALA DE AULA.
    PROPOSTA:
    Construir com os alunos um livro de reescrita de contos e fábulas.
    Construir com os alunos livros de brincadeiras e cantigas de rodas preferidas do grupo.
    Essas atividades serão desenvolvidas com o apoio de toda a turma independente do nível de leitura que o aluno se encontra. Para os que estão no processo de formação de palavras, ficarão responsável pela ilustração e montagem do texto com a intervenção da professora, mostrando e pedindo aos alunos para apontarem os elementos que compõem o texto. E os alunos que já estão alfabetizados ficaram com a escrita integral do texto, podendo contar também com a ajuda da professora, mostrando a escrita correta, e ajudando na compreensão do texto.
    Foi se pensado para a ilustração do texto fazer as imagens de cenário, personagens e outros elementos trabalhar com a massa de modelar inclusive a capa do livro, com pequenas eleições para os melhores desenhos.
    Lembrando que o texto será recontado pelos alunos, serão expostos no cantinho da leitura vários livros de diferentes gêneros, e a escolha partirá dos alunos que decidirá entre eles qual será o livro reescrito, a historinha será contada segundo eles.
    Para o livro de brincadeiras serão produzidas listas que os alunos irão escolher quais serão as brincadeiras e cantigas de roda publicadas no livro, que será exposto na semana do folclore. Nas sextas feiras serão produzidos na sala de aula, brinquedos relacionados ao folclore, que deverão ser exposto na Mostra de Arte Infantil

    ATIVIDADES PERMANENTES

    Leitura e escrita diárias do próprio nome e dos colegas.
    Escrita e leitura de listas de palavras de um mesmo campo semântico.
    Leitura diárias de textos literários e informativos pelo professor.
    Roda de leitura e empréstimo de livros.
    Produção de uma agenda telefônica do grupo
    Leitura de nomes próprios para a análise da ordem alfabética
    Leitura e escrita de títulos de histórias conhecidas.


    SEQUÊNCIA DIDÁTICA


    Escrita e leitura de parlendas e cantigas ( ordenação, ajuste do falado com o escrito, análise e discussão com base na localização da palavra no texto )
    Leitura de várias versões do mesmo livro ou de várias obras do mesmo autor ou ainda de livros diferentes que apresentam o meso personagem principal (lobo, bruxa, princesa).
    Indicação literária dos livros apreciados pelo grupo.
    Escrita de adivinhas e charadas.
    Ler para estudar características de animais, regiões, culturas e costumes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do que foi postado? Deixe um comentário.