sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que é Bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Palestra sobre o Bullying

Alunos concentrados na Palestra

O Diretor Jadisson palestrando sobre o bullying



Dia do Soldado: 25 de Agosto - Em construção, falta algumas fotos



Soldado Érico nos deu a honra de falar um pouco sobre o seu trabalho, assim como Willames, também soldado e ambos pais de alunos da escola. Agradecemos por terem aceitado o convite e comparecido à escola.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Folclore










Fotos Dia dos Pais



Pai Jadisson e seus filhos em um caloroso abraço


Baba entre pais


Papai Érico exibindo sua medalha conseguida nas brincadeiras, com suas filhas


Brincadeira de encher a garrafa com areia


Time dos Pais de azul


Time dos pais de vermelho


A família toda de Vitória Márcia reunida


Os pais se divertiram também no xadrez


Abraço gostoso de Milena em seu pai


Apresentação dos alunos para os papais


Abraço de Emanoelzinho em seu papai


Apresentação dos pequenos


Papai de Nickolas, seu Luiz, falando um pouco sobre o dia dos pais.


Apresentações iniciais